A banana – é benéfica para os hipertensos

A hipertensão arterial – pressão alta – é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e o acidente vascular cerebral (derrame cerebral), que são as duas principais causas de morte em nosso país.

Em linhas gerais, a dieta do paciente hipertenso deve ser pobre em sódio e rica em potássio. A fruta predileta dos brasileiros, a banana, apresenta um alto teor de potássio e uma baixa quantidade de sódio.

Não existe uma recomendação específica quanto à quantidade do consumo desta fruta. Acredita-se que uma única unidade por dia já acarrete benefícios. É importante evitar exageros no consumo de bananas, pois pode ocorrer uma sobrecarga de potássio, a qual pode ser perigosa para os rins, em especial, nos hipertensos que são diabéticos.

Os tipos mais comuns de bananas

-Banana ouro (42 calorias por unidade):

A menor de todas, sendo pouco calórica. É uma boa opção para dietas .

-Banana maçã (63 calorias por unidade):

De fácil digestão, sendo muito indicada para bebês.

-Banana prata (40 calorias por unidade):

A menos calórica, sendo a mais recomendada para quem busca o emagrecimento

-Banana nanica (87 calorias por unidade):

A mais popular, tendo um tamanho grande e sabor acentuado. É muito utilizada para fazer doces

-Banana da terra (117 calorias por unidade):

Consumida sempre cozida. Quando frita na manteiga, deve-se acrescentar mais 140 Kcal.

Uma banana prata contém:

Calorias: 40 Kcal.
Carboidratos: 9 g.
Proteínas: 0,52 mg.
Sódio: 0,4 mg.
Potássio: 148 mg.
Cálcio: 6 mg.
Vitamina C: 6,9 mcg.
Vitamina A: 4 mcg.

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