Colesterol

O que é Colesterol?

É uma gordura essencial para o organismo. O colesterol está presente nos alimentos, mas é também formado em vários tecidos orgânicos, incluindo o fígado.

Por que controlar seu colesterol?

Taxas elevadas de colesterol no sangue podem propiciar a formação de uma placa nas paredes das artérias e veias e impedir a passagem do sangue para o seu coração. Quanto mais elevadas as taxas de colesterol no sangue, maior é o seu risco de sofrer uma doença coronariana ¿ a forma mais comum da doença do coração.

O seu organismo fabrica todo o colesterol que você necessita. Entretanto, uma alimentação rica em gordura saturada e colesterol pode causar elevação dos níveis de colesterol no seu sangue. O colesterol total é uma combinação do nível de HDL, LDL e triglicérides.

Lipoproteínas de baixa densidade (LDL): o colesterol ruim pode aderir-se às paredes das artérias dificultando a passagem do sangue. Quanto mais elevado o seu nível de LDL, mais elevado é o seu risco de doença cardíaca. Para a maioria das pessoas é desejável uma taxa de LDL inferior a 130 mg/dl.

Lipoproteínas de alta densidade (HDL): também chamada de colesterol ¿bom¿, acredita-se que ela ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevadas as suas taxas de HDL, mais baixo é o seu risco de doença cardíaca. Sua taxa de HDL deve ser superior a 40 mg/dl.

Triglicérides: são gorduras presentes na circulação sangüínea que se elevam após a ingestão de alimentos gordurosos. Níveis altos de triglicérides, somados a elevadas níveis de LDL, podem aumentar, mais tarde, o risco de doença coronariana.

Quais são os níveis adequados de colesterol no sangue?

Quanto mais baixos os valores do colesterol da LDL e dos triglicérides e mais alto o da HDL, melhor para o indivíduo. Entretanto, foram fixados alguns valores como referência, apresentados a seguir:

LípidesValores

(em miligramas por decilitro de sangue = mg/dl)
Desejável LimítrofeAumentadoColesterol total < 200200 – 239maior ou igual a 240LDL-colesterol< 130130 – 159maior ou igual a 160HDL-colesterolmaior ou igual a 35xxTriglicéridesmenor ou igual a 200x> 200
* As mães chagásicas devem ser detectadas no pré-natal, pelo menos, nos locais onde a freqüência de transmissão congênita é superior a 0,5% entre as gestantes em geral, para que o recém-nascido possa ser diagnosticado e tratado o mais cedo possível.* Quanto mais cedo se tratar a criança chagásica, melhores serão os resultados, porque o tratamento é mais eficiente nos primeiros meses de vida.* Mesmo as crianças diagnosticadas na fase crônica devem ser tratadas, porque têm possibilidade de cura.* Todos os filhos de mães chagásicas, devem se submeter à pesquisa do parasito, mesmo quando quando não apresentem sintomas.

TRATAMENTO

Uma dieta pobre em colesterol e gorduras saturadas vai reduzir o nível do LDL-colesterol (“colesterol ruim”).

Quais são os alimentos que produzem aumento do colesterol sangüíneo?

São os alimentos ricos em colesterol e/ou em gorduras saturadas.

O colesterol está presente exclusivamente nos alimentos de origem animal. Assim, todas as carnes e seus derivados, os frutos do mar, os miúdos, a gema do ovo, o leite e seus derivados (manteiga, iogurte, coalhada, queijos, creme de leite, chantilly) contêm colesterol.

As gorduras saturadas são encontradas em:

  • alimentos de origem animal: carnes, leite e derivados;
  • alimentos industrializados: bolos, biscoitos recheados, chocolates, croassants, tortas, gordura hidrogenada, sorvetes cremosos;
  • alimentos vegetais: coco, banha de coco, azeite de dendê.

Adote um estilo de vida mais saudável

Você pode adotar hábitos saudáveis ao coração para auxiliar na redução do nível de seu colesterol e reduzir o risco de doença cardíaca. Mesmo se você for portador de doença cardíaca, nunca é tarde demais para cuidar do seu coração e ajudar na prevenção de problemas futuros.

Conheça seus níveis de colesterol

Você pode ter uma taxa alta de colesterol e nem saber disso. A formação de colesterol ocorre ao longo dos anos sem quaisquer sintomas. Portanto, você não sente nada e um dia poderá sofrer um ataque cardíaco. Para que isso não ocorra, é preciso manter os níveis de colesterol no sangue sempre controlados. Para pessoas não portadoras de doença coronariana, um nível desejável de colesterol total situa-se abaixo de 200 mg/dl. Se o seu colesterol estiver entre 200 e 239 mg/dl, você está no limite superior de alerta, a partir de 200 mg/dl, os níveis são considerados elevados.

Faça atividade física

A atividade física regular pode elevar sua concentração sangüínea de HDL (colesterol bom) e diminuir a de LDL (colesterol ruim). Consulte seu médico para saber qual o tipo de exercício físico é o que melhor se adapta às suas necessidades. Você não precisa necessariamente freqüentar uma academia de ginástica. Algumas dicas como andar ou ir de bicicleta ao trabalho ou às compras, usar as escadas ao invés de elevador podem auxiliá-lo bastante.

Dieta de baixo teor de colesterol: a escolha de um coração saudáve>>

Seu corpo necessita de nutrientes que só uma variedade de alimentosde diferentes grupos pode proporcionar. Após determinar a dieta com oseu médico, adapte o número e o tamanho das porções para alcançare manter um peso saudável.

 EscolhaCuidadoEviteCarne, aves, peixes e crustáceos até 6 porções de 30 g por diaCortes de carne magra aparada, aves, peru sem pele, peixesCrustáceosCortes de carne gorda, ganso, pato, fígado, rim, salsicha, lingüiça, bacon, lanches rápidos, “hot-dogs”Laticínios 3 ou mais porções por diaLeite desnatado com 1% de gordura, iogurte desnatado, queijo branco magro, ricota, “cottage”Leite tipo B e C, iogurte, queijos rotulados como light ou diet, “cream-cheese light” e coalhada “light”Leite integral, produtos que imitem iogurte batido integral, queijos amarelos e cremosos (tipo prato, provolone, requeijão etc.)OvosClaras de ovos e substitutos livres de colesterolGema de ovo (3 – 4 unidades por semana)Alimentos que contenham ovos na sua composiçãoGorduras e óleos(aproximadamente 2 colheres de sopa por dia)Milho, oliva, canola, girassol, soja e halvarinas (veja o rótulo)Nozes, sementes, abacate, azeitonas, óleo de amendoimGordura saturada, manteiga, gordura de bacon, côco, óleos de palma e chocolatesPães, cereais, massas e leguminosas(6 ou mais porções por dia)A maioria dos pães, biscoitos de água e sal, cereais quentes e frios (farelo de aveia), qualquer cereal integral, lentilha, grão de bico, soja, ervilhas secas, feijões, espaguete, talharim e batatas cozidas simplesBiscoitos recheados, doces confeitados e caseiros, bolos e produtos prontosCroissant, pães doces, roscas com frutas, cereais de granola feitos com óleos saturados (veja o rótulo), massas com ovos, macarrão e arroz na manteiga e molho branco, batatas na manteiga.Frutas e vegetais(6 ou mais porções por dia).Frutas e vegetais frescosFrutas em caldaCôco, vegetais preparados na manteiga, creme ou molhoDiversos(em quantidades bem limitadas)Picolés de frutas, iogurte gelado com baixo teor calórico (“frozen iogurte”), barras de cereais, geléia de baixa caloria, pipoca, suco de frutasSorvetes cremosos, biscoitos recheados e caseiros, tortas preparadas com óleos não saturadosDoces, chocolates, batatas fritas, tortas e bolos prontos, milk-shakes, balas, refrigerantes

Siga uma alimentação saudável

Consuma moderadamente carnes e derivados de leite integral. Troque as carnes vermelhas por peixes e frango sem pele, pobres em gordura. Use derivados de leite desnatados ou pobres em gordura.

  • Coma à vontade verduras, legumes e frutas frescas.
  • Consuma normalmente grãos integrais (feijão, ervilha, lentilha, etc.), cereais, massas e pães.
Cozinhe os alimentos com pouca gordura

Muitos dos seus pratos favoritos podem ser preparados com um mínimo de gordura.

· Use microondas, vapor, refogado, grelhado, assado, gratinado, cozido, pochê ou cozido em fogo lento ao invés de fritura.

· efogue os alimentos com pouco óleo ou caldo não gorduroso.

· Apare a gordura e a pele de carnes e frangos.

· Doure a carne e drene a gordura antes de adicionar outros ingredientes.

· Use limão ou ervas para acrescentar sabor aos alimentos.

· Creme de leite, chocolates, sorvetes à base de leite, presunto e demais embutidos devem ser excluídos de sua alimentação.

Se você tem diabetes, fale com seu médico sobre as adaptações necessárias à sua alimentação.

Dicas úteis para controlar os níveis de lípides sangüíneos no dia-a-dia:

  1. Utilize leite e iogurte desnatados ou “light”
  2. Dê preferência aos queijos magros (frescal, ricota, cottage) e às margarinas cremosas ou halvarinas
  3. Prepare os alimentos utilizando óleos vegetais: soja, milho, canola, girassol e azeite de oliva
  4. Cuidado com as frituras, principalmente as feitas com banhas e manteiga
  5. Varie as carnes, intercalando carne bovina com aves e peixes
  6. emova a gordura visível das carnes e a pele das aves, se possível antes do preparo
  7. Evite preparações que contenham: creme de leite, chantilly, maionese, chocolate, gordura hidrogenada, leite condensado
  8. Consuma ovos e preparações com gemas de forma moderada
  9. Para o tempero de saladas utilize óleo de oliva, vinagre e limão
  10. As massas devem ser acompanhadas por molhos vermelhos ou com vegetais
  11. Utilize o forno ou o microondas para o preparo de milanesas e empanados
  12. Dê preferência aos salgadinhos assados do que aos fritos
  13. Frios e embutidos (linguiça e salsicha) à base de aves podem ser consumidos
  14. Frutas em calda, picolé de frutas, gelatina, geléias, são isentos de colesterol ou gorduras, mas cuidado com as calorias, pois engordam e o açúcar pode aumentar o nível de triglicérides do sangue
  15. Ao compor a refeição, intercale alimentos industrializados com alimentos naturais
  16. Utilize sal com moderação. Cuidado com o uso abusivo do saleiro de mesa
  17. Mantenha um peso saudável
  18. Torne-se mais ativo no seu dia-a-dia. Evite ficar longos períodos sentado
  19. Evite o tabagismo
  20. Se usuário de bebida alcoólica, faça-o com moderação

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