Corrimento vaginal: Você conhece a diferença entre corrimento por fungos e corrimento por bactérias? 

Estou com um problema sério e não sei mais a quem recorrer. Desde outubro do ano passado, mês sim, mês não venho tendo um corrimento que começa esbranquiçado e depois fica esverdeado e com um cheiro horrível, além, é claro, da coceira e da irritação que isso provoca na minha vagina. Já consultei dois ginecologistas que deram diagnósticos diferentes. Um disse que era uma infecção por fungo, já o outro disse que era por bactéria. Sempre trato esse problema conforme orientação médica, além do remédio via oral, também uso a pomada durante os sete dias.

No último mês, meu namorado foi comigo ao médico e ele recomendou que meu namorado tomasse o mesmo medicamento que eu. O médico explicou que não adiantaria nada eu me tratar e ele não. Pois bem, achei que meu problema seria solucionado, mas este mês novamente o corrimento voltou e eu não sei mais o que fazer. Existe algum exame que eu possa fazer para descobrir de fato a origem do meu problema? Qual a diferença entre infecção por fungos e por bactérias, os sintomas são os mesmos? Devo procurar um terceiro profissional?

Ah, só mais um detalhe: esse corrimento sempre surge depois que a minha menstruação acaba, isso pode ter alguma relação? Não uso absorvente interno e troco de hora em hora o meu absorvente, uso sabonete íntimo e as minhas calcinhas são praticamente todas de algodão, ou seja, cuido bem da minha higiene íntima e não sei por que isso vem ocorrendo comigo. Me ajude Doutora! Flávia

Muitas infecções se manifestam de uma forma mista, ou seja, com componentes de infecção por fungos como secreção tipo leite coalhado, que causa irritação, ardência e prurido (coceira); e por bactérias - habitualmente protozoários -  como: tricomonas ou gardnerella vaginalis, apresentando odor fétido (cheiro de peixe), secreção bolhosa amarela ou esverdeada. Nesses casos o casal deve ser tratado conjuntamente para evitar recidiva.

Aparece mais frequentemente em pré e pós menstruação imediata, pois nesse período o pH vaginal é mais ácido e o fungo (candidíase) vive bem nesse ambiente e os protozoários sofrem putrificação, eliminando odor fétido e deixando o absorvente com coloração marrom  ou cinza escuro.

A cada infecção, o casal deve ser tratado e você deverá reforçar o tratamento oral por mais três ou seis meses e melhorar a sua imunidade, pois existem condições facilitadoras dessa recidiva como: diabetes, uso prolongado de antibióticos, baixa imunidade, desequilíbrio intestinal, etc. O melhor exame diagnóstico para secreção vaginal persistente é a cultura de secreção vaginal  com antibiograma, bacterioscopia a fresco e pesquisa de clamydia em secreção vaginal.

Em caso de recidiva é melhor  o namorado também procurar um urologista para exame de secreção e, até saírem os resultados, tenha relações somente com preservativo.

.  

Leia mais sobre: corrimento vaginal

10 ideias sobre “Corrimento vaginal: Você conhece a diferença entre corrimento por fungos e corrimento por bactérias? 

  1. Delenir Silva

    boa noite,estou com uma duvida porque estou tendo um escorrimento com cor amarela e com um mau cheiro ,e quando tenho relaçao sexual vem resto de sangue e com um o mau cheiro,que tenho ate vergonha ,ja nao sei oque fazer ,tenho vergonha de ir ao medico,essisti algum remedio ou chá que eu possa tomar para isso melhorar?,so mais um detalhe nao sinto dor e so mesmo o corrimento com o mau cheiro .

    Responder
  2. Inês Duarte

    Há exames laboratoriais ao dispor dos médicos, que mesmo que não possuam no local da consulta enviam para análise laboratorial ou prescrevem o exame e encaminham a pessoa para outro local, esses permitem chegar à causa (fungo ou bactéria) e até qual a bactéria, estas provas sao feitas em meio de cultura e são provas microbiológicas. e é possível até fazer provas para ver em caso de bactérias quais os antibióticos a que desenvolveram resistência. Na minha opinião ia a um terceiro médico, de preferência do qual tenha referências e pedia exames de forma a chegar à causa exacta (diagnóstico), Cumprimentos.

    Responder
  3. Alessandra

    Olá. Estou com um corrimento de cor marrom já a uma semana, durante dois dias "borra de café". As vezes ao urinar, no fundo do vaso fica pingos desse corrimento. +ou- a 15 dias estou tendo dores no estômago, leves tonturas e me sinto um pouco tremula (já tive gastrite). Tb estou com o meu seio levemente dolorido, estou no final da 2º cartela de anticoncepcional sem pausa. Pensei que poderia estar grávida, ontem comprei o teste de farmácia (Confirma Compac) o resultado foi negativo. Não tenho convênio médico, consulta em posto público leva meses p/ agendar, no momento não tenho a quem recorrer e gostaria de uma ajuda do que pode ser.

    Responder
  4. Adri

    OI,tive infecção urinária e fiz o exame denovo e deu que não estou mais,mas continuo indo muito no banheiro e me arde depois de urinar.Sinto ainda minhas costas doerem pois quando tive desde abril,havia subido para o rim. Quando tive relação,meu namorado me machucou la dentro com o dedo e apartir desse dia,não sei se tem a ver,sinto dor no lado machucado na relação e agora esta saindo meio que um corrimento com um pouco de sangue com cheiro ruim na urina.Fiz um exame de colo do útero e deu assim:
    Adequabilidade do material satisfatória
    Epitélios representados na amostra:escamoso,glandular,dentro dos limites da normalidade.
    Microbiologia:Lactobacilos sp.
    Conclusão Negativo para neoplasia
    Já tive corrimento,usei colpistatine parece que estou denovo o que tu me diz?Tire minha dúvida.Bjuz!!!

    Responder
  5. maria melilo

    me ajudem até pelo amor de Deus. Toda vez que eu tomo a pílula do dia seguinte sai um escorrimento branco e uns negocinhos branco ,parecido com papel higiênico molhado.e toda vez que eu faço sexo com meu namorado eu sinto uma ardência na vagina.o escorrimento não tem cheiro e não coça…ate pelo amor de Deus me ajudem,o que devo tomar ou passar pra isso acabar?

    Responder
  6. irandir

    ola tou com muita coseiira corrimento e parece ser um bicho nas beira da vagina. mordendo. as veses eu penso que tou com fungo do meu parceiro. que pode ta mim traindo. por que direto estou no ginicologista com esse problema. nao sei o que faser mais._

    Responder
  7. Spc

    olá estou usando a pomada albocresil a 5 dias pomada vaginal e foi notório que a minha vagina está saindo umas placas brancas não tem cheiro aparência de quejo ou de papel estou precupada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>