Diarréia: o que é e como tratar?

O que é diarréia

Denomina-se diarréia quando o volume ou o número de evacuações aumenta. Também pode ocorrer diminuição na consistência das fezes, que ficam pastosas. O intestino (dividido em grosso e delgado) funciona, normalmente, absorvendo e eliminando líquidos e substâncias. Quando sua função está alterada, há um desequilíbrio entre eliminação e absorção e a pessoa pode passar a apresentar diarréia.

Quando ocorre

1) Ocorre quando os movimentos do intestino não estão normais. Essa possibilidade só pode ser pensada apenas quando todas as outras causas foram afastadas. A diarréia do paciente diabético ou com doença da tireóide e a síndrome do intestino irritável são alguns exemplos.

2) Ocorre quando determinados agentes estimulam a secreção intestinal entre eles estão determinados laxantes, medicações, toxinas (metais pesados e toxinas produzidas por bactérias, por exemplo) e alergias intestinais.

3) Pode ocorrer quando existem inflamações que, normalmente, estão associadas a lesão da mucosa do intestino. Elas costumam afetar, principalmente, o intestino grosso. As infecções intestinais são a principal causa da diarréia inflamatória. Outras possíveis causas são as doenças inflamatórias intestinais (como a doença de Crohn e retocolite ulcerativa), doenças do sistema imune, após radioterapia, etc.

4) Substâncias que estão no intestino, mas não podem ser absorvidas puxam água para dentro do interior do tubo digestivo. Este efeito é provocado, principalmente, por laxantes; antiácidos com magnésio; alimentos dietéticos e balas contendo sorbitol, manitol ou xilitol.

Como o médico avalia a diarréia

A avaliação do paciente com diarréia começa com duas questões básicas, que podem facilitar o diagnóstico do médico. É preciso saber a quanto tempo a diarréia está presente e qual é o provável local da diarréia (intestino delgado ou grosso). espondendo a essas duas questões ele pode seguir na avaliação.

Na maioria dos casos, as diarréias agudas, que duram de duas a três semanas, não são graves e não necessitam de intervenção médica. A diarréia aguda pode ser causada por infecções, doenças inflamatórias ou reações a drogas. Nos adultos a principal causa são as doenças infecciosas. Normalmente, desaparecem apenas com o tratamento dos sintomas.

As diarréias crônicas duram mais do que três semanas. As fezes são aquosas e podem ser divididas em dois tipos: primeiro, as que melhoram quando a pessoa que está com ela faz jejum e têm, ainda, como causa, por exemplo, o uso excessivo de alimentos ou substâncias que agem como laxantes. Segundo, as que não respondem ao jejum como a diarréia da síndrome do intestino irritável e do diabético. Quando as fezes apresentam muco ou sangue, o diagnóstico diferencial deve ser feito entre as doenças inflamatórias intestinais, tumores e certas infecções.

Os exames diagnósticos

As fezes dos pacientes acometidos pela diarréia devem ser colhidas para a pesquisa de ovos e parasitas. Embora comum em nosso meio, verminoses não devem ser tratadas sem a confirmação laboratorial. Cultura das fezes, pesquisa de gordura, pesquisa de toxinas e outros testes nas fezes são solicitados pelo médico de acordo com a suspeita diagnóstica.

Como tratar a diarréria

A reposição de líquidos é o primeiro ponto do tratamento das diarréias. Soro caseiro e líquidos em geral são a melhor forma de promover reidratação oral. A hospitalização do paciente, especialmente no caso dos idosos, pode ser necessária em casos de vômitos intratáveis e desidratação grave.

A maioria das medicações dá alívio sintomático à diarréia. Entretanto, agentes que diminuem os movimentos intestinais, popularmente usados em nosso meio, devem ser evitados, especialmente nas causas infecciosas. Os microrganismos precisam ser eliminados. Do contrário, podem levar à invasão do intestino com quadros graves de generalização da infecção.

O uso de antibióticos no tratamento de diarréia é controverso. A grande maioria dos pacientes apresenta uma condição clínica estável e não necessita de antibióticos. Algumas infecções específicas, quando comprovadas, necessitam do tratamento adequado como, por exemplo, giardíase, amebíase e salmonelose. De qualquer forma, só o médico poderá receitar qualquer medicamento para diarréia de um paciente.

Diarréia II

Em criança ou adulto suspenda a alimentação normal. O intestino precisa descansar seja qual for a causa da diarréia.

Aguarde a melhora da consistência das fezes para reintroduzir alimentos.

Observe se o adulto ou a criança não está vomitando para poder começar a hidratar imediatamente pela via oral.

Use soluções reidratantes ou uma colher de sopa do soro caseiro (junte a um copo d’água, uma pitada de sal e uma colher de açúcar) de hora em hora.

Caso haja possibilidade, as soluções reidratantes disponíveis devem ser preferidas, principalmente para crianças. Além de terem os nutrientes na dose certa que precisa ser reposta, são apresentados em sabores diversos e adocicados que tornam mais fácil a aceitação por parte dos pequenos.

Force a ingestão de líquidos, principalmente água. Pode-se usar também Coca-cola light, mate com adoçante e água de coco verde. Não dê água de coco maduro.

Com o passar do tempo, se os episódios diarréicos cessarem ou diminuírem, comece com alimentos sólidos e outros líquidos.

  • Torradas puras ou com pouca margarina light; biscoito polvilho.
  • Maçã sem casca, banana, suco de caju com adoçante.
  • Arroz. Frango cozido (não use purê de batata).

Medicações antidiarréicas e/ou repositoras da flora intestinal devem ser usadas apenas quando receitadas pelo clínico ou pelo pediatra.

Se a diarréia persistir procure o médico. No caso de crianças ofereça logo o tratamento sintomático, mas faça sempre contato com o pediatra.

Aprenda a Importar Roupas de Marca com até 80% de desconto

Vídeo Secreto Mostra Que Ao Comprar Roupas De Marca Nos EUA Você Paga Até 3x Mais Barato Do Que Aqui No Brasil.

Aprenda Como Importar Roupas e pagar um valor médio de R$ 40,00 em peças originais da Tommy Hilfiger, Lacoste, Hollister, Abercrombie, Ralph Lauren, Ed Hardy, Armani, Hugo Boss, e muito mais, além de descobrir como revender esses produtos tendo uma margem de lucro superior a 300% em cada peça. O autor do curso indica ainda que este método foi testado e aprovado, e que em caso de insatisfação, terá seu dinheiro de volta.

Clique aqui e veja o vídeo

91 thoughts on “Diarréia: o que é e como tratar?

  1. fiz uma ciruugia de visícula e depois, de qualquer alimentação que tenho que ir ao banheiro. Já a um médico mais não resolveu. gostaria de uma orientação.

    1. Boa tarde
      fiz uma cirurgia na visicula a 4 anos atrás mas a cada dia que se passa não consigo segurar as vezes para fazer xixi e cocô faço nas calças tem tratamento tá cada vez pior isso

  2. mano eu to cagando pah porra não aguento mais to com diarréIA desde 5ª feira
    hoje é sábado
    to tomando soro
    ja tomei uns par de remédio mas não para fe forma alguma

    1. Estou com uma diarreia,não da tempo de tirar nem as calças.Qual o diagnostico,para curar essa desinteria desenfreada?Já faz mais de um ano.

  3. desde ontem ????///////// eu to cagando a duas semanasss ja tomei um resto de pote de comprimido uma latinha inteira de comprimido e meu soro ta acabando , e minha mae disse se eu nao sarar ah algum tempo vou ir ao medico tomar soro atravez de injesao e eu nao quero , eu quero ajudaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. para diareia tomar maizena com agua bem gelada ou faça un copo de agua gelada com un pouco de vinagre e acuçar ou fazer un cha da folha do louro e muito bom melhoras

  4. homens dão sorte até nesta hora…e a mulher????/já pensou que elas podem ter uma diarréia liquina associada a uma menstruação de 7 dias continuos???/ nao saberia dizer o que é pior…evacuar merda pelo rabo ou expelir sangue pela vagina…

  5. desculpem, sei que saúde é coisa séria, mas não consigo parar de me cagar de rir com os comentários, kkkkkk, tó indo pro banheiro, socorrrrrr………………..

  6. ha dois dias k ando a pintar a sanita á pistola ja tenho o buraco assado de tanto cagar……………………heeeeeeeeeeeeeeeeeeelllllpppppppp
    .

  7. estava com diarréia a 3 dias atraz hj que paro nem o remedio estava fazendo mais efeito…meu cú ta com uma bola enorme de tanto cagar..nao sei o que faço para essa bola muchar..fika encomodando muito..alguem sabe como fazer para aliviar a dor no cú?obg!

  8. Caralho meu jantei ontem uma carne de sol na SQS 111 Brasilia Df e depois que eu sai de lá só estou cagando agua,o que eu faço povo ? Qual remedio caseiro que vcS me opina….

  9. Ninguém ajuda… tá um pior que o outro, já ri muito… mesmo com dor…
    Tenho um concurso domingo e preciso sarar urgente!!!!!!!! O meu caso é só diarréia e dor de estômago… não posso comer nada, mas morro de fome, aí o estômago dói de fome… como… vou pro banheiro… aí dói o estômago…
    Estou assim há 4 dias… não aguento mais!!!!
    Não tem nenhum médico que possa responder e nos ajudar, pelo amor de Deus!!!!!!!

  10. HAHAHA
    Galera to na pior também, os comentários de vocês estão so piorando pois agora eu também não paro de cagar de rir!!!
    Tive que ir ontem no hospital tomar soro por desidratação e melhorei demais, mas a cagadoria continua. Comecei a tomar Imosec, vamos ver se ajuda pq ta foda!

  11. Bem galera, eu sei que devemos ter muitos cuidados, principalmente no verao, entao e sempre bom tomar muita agua, e nao comer coisas pesadas. Comer bastantes alimemtos, e lava los antes de come los, e isso galera, espero ter ajudado alguem. Boa sorte a todos
    #Forca e #Fe

  12. Tenho amebíase há 50 anos, frango entre outros alimentos, principalmente frango para mim é um veneno, evacuo catarro junto com as fezes, dependendo da alimentação, por exemplo comida mais não tenho diarréia. Já fiz vários exames com introdução de remédio várias vezes e não acharam nada, acabei desanimando e convivo com a doença até hoje. O que pode ser feito para obter a cura?
    Obrigado!

  13. eu desde quando cheguei em londres nunca caguei duro, so dearreia, e a drisgama nao para, to cagando agora msm, e ja mudei toda minha rotina pra ver se muda mais nao ta funcionando, alguem me ajuda!!!!!! (peidei)

  14. ba, li todos os comentarios, ri mt .. ja trouxe o not p banheiro para ler todos.. sabe como q é né …. era perigoso nao aguentar e cagar nas calças.. porra nao aguento mais ir no banheiro, só hj demanha fui umas 5vezes e na parte de tarde umas 4 por ai.. bahh nao aguento.. vou fazer soro caseiro e comer muita banana p ver se passa.. e eu ainda tava pensando em ir pra festa imagina… dançar uma musica e ir no banheiro baah ta louco.. e essa merda vem final de semana para completar.. minha namorada nao para de rir de min… o geito e ir no medico mesmo.. mas vou esperar ate amanha, pode ser uma virose.. bom obg pelos comentarios ai.. 

  15. Estou morrendo de rir dos comentários kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vou desabafar tbm, hj acordei e eu estava todo cagado tinha um coco mole no chão do quarto estava muito calor e eu dormi no chão msm parece que eu adivinhei , joguei um monte de roupa fora pq peguei a primeira coisa que vi e limpei o  coco o quarto fedeu muito e estou começando agora a ir direto no banheiro….. Trágico 

  16. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk ri demais de vcs, eu tbm tô com diarréia desde ontem mas já tá melhorando por que estou tomando magnostase é bom pode comprar em qualquer farmácia, mas não tome se vc tiver gastrite pq piora. Melhoras pra vcs kkk

  17. ismack  .nossa,acho que vou fazer um site,sobre diaréia,mim ecitei,quando um garota falou sobre a situaçao dela ,kkkkkkk.ao mesmo tempo mestruada e com diareia.kkkkkkk.graziele,vou passar meu email pra resolver seu problema    .      querconhecer69@hotmail.com

  18. ola ja fais 5 dias hoge que etou com uma diarreia pois to indo ao banheiro umas 8 veses a noite e de dia nao sinto fome e mida fortes dores no vouta da barriga pois estou meio comedo de ir ao medico oque pode ser quando começo os alimentos que eu tinha comido no dia do começo da diarreia foi so 3 espirras de molho de carne este foi meu cafe da manha e aomoço fui pescar e na pescaria começo tudo comi um amendoim e emseguida ja estava dijarranjado deus entao nao aguento mais mede uma resposta por favor

  19. minha sogra tem 94 anos e tem que uzar módis porque ela tem um corrimento babento pelo anus sempre tomou muito laxante ela chora muito dis que tem muito desgosto pela situasão os medicos disse que ela não tem mais flora intestinal o que devo fazer obrigado.

  20. minha sogra tem 94 anos e tem que uzar módis porque ela tem um corrimento babento pelo anus poque sempre tomou muito laxante ela choa muitodis que tem muito desgosto pela situação os medicos disseque ela não tem mais flora intestinal O QUE DEVO FAZER OBRIGADO

  21. pô alguém ajude-me tem 2 dias q a situação ta preta aqui, toaté sem to sem prega no cú já, de 5 em 5 minutos eu vo cagar e so sai agua faço força bagaray e não sai a merda, o pior e q eu sinto como se tivesse um tolocão pedindo para ser liberado imporando até mais so sai agua, to com sudade já de escorrega o negão de passa um fax pra dilma!

  22. desculpa, nao aguento mais ler os comentarios, to na mesma situaçao , chorando de rir e com o cú soltando merda somos os companheiros cagões kkkkkkk

  23. Tô caganu já faz quase 3 semanas!!! Só água! Hoje,  mal abri os olhos p soltar um peidinho, e me caguei toda! Foi uó!!!!

  24. Meu to cagando mmuito desse quinta  anoite hone ja e sábado  e ainda eestou ainda por sima meu cu eSta ardendo ja tive dor de cabeça to tEndo algumas cólicas fortes antes de cAgar hhelp

    Obs nao doi a região do apêndice

  25. ai eu ri pakas com esses comentarios chega chorei

    porem estou na mesma situação cagando muito mas muito mesmo, mijando pra falar a verdade acho q meu anus ta feito anus de galinha to cagando e mijando pelo mesmo canal, fora isso assou toda regada da bunda situação insuportalvel e isso ja fazem 3 dias me ajudem

  26. Estou com diarréia ,minha mãe acha que foi porque eu comi amendoim de pimenta de barriga vazia ,mas isso foi depois ,pois eu estava com dor forte depois que eu caguei  ,e eu achei que era fome…; o estranho é que eu fiz normal e no final saiu água e bemmm quente ,ai depois disso não conseguia sentar,deitar   ao mesmo ficar em pé que ardia ,fiquei de 2 da tarde ás 7 horas da noite no vaso ,pois era a única forma de conseguir ficar em uma posição que doesse menos ,faz um dia ja que estou com isso ,estou tomando Florátil e Buscopan ,tento máximo não ir ao banheiro e nem pensar nisso ,pois irrita o anus e fica ardendo! Espero ter ajudado e espero ajuda!ahh ,mais uma coisa ,minha fezes estão saindo machucando(ardendo)! Melhoras à todos 

  27. gente do céu eu to cagando a cada 5 minutos, isso incomoda muito meu rabo arde que é uma beleza , eu nao posso nem me sentar gente estou agachado no sofa pq se eu sentar meu rabo ardeeee caralhoooooooo eu tooooo fodidooo, eu creio que só quem esta com esse problema veio procurar esse site

  28. parece que quando eu cago sai um gatinho de dentro co cu e arranha o meu rabo que dor ja não limpo a bunda com papel só lavando ,ta foda!!!!!!!!!!!

  29. Não… novamente não! Cagando e digitando… Ê vida boa. Não fosse eu estar cagando mole, de 5 em 5 minutos, além de tudo estar ardendo a ponto de não poder sentar ou deitar. Pra somar quero vomitar também. É uma merda mesmo

  30. to cagando desde ontem, nao aguento mais perdia uma festa, to morando no banheiro, ja ate dormi sentado no vaso nao aguento mais, pior coisa do mundo é isso pqp

  31. É muito complicado a gente ter uma desinteria na empresa e esperar os colegas de trabalho saírem do vestiário para usar o banheiro discretamente parece que nas segundas-ferias o trem esta feio….

  32. bom dia carças cagadas!!!!!!
    também mijei pela bunnda noite toda!!! rélógim… 2 horas cravadas e uma nova cagada…..
    fim da cagada eu corro pra cozinha e tomo um copo de agua e um copo de agua com polpa de caju sem açucar.
    pra ajuda… ontem comi broua temperada.. muita pimenta… tenso… tenho q caga… da descarga… e liga o xuverinho no rabo pra para a ardença…. kkkkkk
    desgrama pelada viu!!!! fiz tanta força q meu cu ta igual uma cove flor!!!!! cansado de mija de pela bunda!!
    JA COMECEI COMENDO BANANA DE VEIZ… VAMOS NOS UNIR E DIVIDIR EXPERIENCIAS…. POIS UMA BOSTA DURA É O Q TODOS QEREMOS,,, SAUDADE DE TRINCA O CU COM MERDA DURA

  33. Caracas, meu, pensei que era eu só. Já to cagando desde quinta feira hoje é domingo. Já fui a médico e eles só dizem que vai passar.para eu tomar bastante líquido e soro caseiro. To lascado.To dormindo sentado no vaso.j

  34. Olá! Sou o Dr.Miguel, e quero vos ajuda-los .
    Bem primeira mente, se vocês estiverem com diarreia a mais de 3 dias ou mais de 1 semana, é aconselhável, ir em algum Hospital mais próximo de seu município .
    Se estiveres a vomitar e com fezes continua em forma de liquido, é preciso tomar soro, tanto quanto no hospital
    como em casa, mesmo, aqueles soros caseiros .
    Tome 2x ao dia H2O,com uma pitada de açúcar e sal, aconselho a colocar um tanto médio de sal e açúcar, misturando-se com o H2O !
    Bem é só isso, se passares mal por um bom tempo, terás que procurar um médico urgentemente .
    E antes de tudo evite ficar deitando ou sentado .
    Faz bem para o processo de sua diarreia acabar mais rapidamente, faça movimentos mesmo que tenha de ir ao banheiro .
    Sei que irá doer mais, faça um esforço!
    Tome "Yakut", 4 vezes ao dia, de 6 em 6 Horas .
    Irá lhe fazer bem durante, seus exercícios .
    Dica : Evite ficar deitado durante 3 ou 4 horas, poderá ficar formando muitos líquidos fortes em sua barriga, que chega até assar a parte frontal de seu anus, irá lhe fazer bem, não tome ou coma nada de besteira!
    Tome um pouco de "Coca Cola", elá é um tipo de acido que poderá estar, fazendo uma varredura dentro de seu intestino . 
    Obrigado a todo o público que leu .
    Dr.Miguel – São Paulo – Barueri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>