Estudo diz que vitamina C não impede resfriados
- sexta-feira, setembro 3, 2010, 11:46
- NotÃcias de Saúde
- 867 leituras
- Comentar
Tomar um comprimido de vitamina C por dia não protege a maioria das pessoas de resfriados comuns, de acordo com um estudo feito por cientistas na Austrália e na Finlândia.
Uma análise de 30 pesquisas, envolvendo um total de 11.350 pessoas, também concluiu que doses de pelo menos 200 miligramas por dia não tiveram grande eficácia em reduzir a duração ou gravidade de resfriados.
Mas pessoas expostas a perÃodos de grande estresse, como corredores de maratona, podem reduzir o seu risco de pegar resfriados em 50% se tomarem vitamina C diariamente. O estudo foi publicado na última edição da revista cientÃfica Cochrane Library.
Pesquisadores da Universidade Nacional Australiana e da Universidade de Helsinki concluiram que, para a maioria das pessoas, os benefÃcios de tomar vitamina C diariamente são tão poucos que não valem o esforço ou o gasto.
Embora eles tenham descoberto que a vitamina C pode reduzir a duração de resfriados em até 8% em adultos e 13,6% em crianças, como a maioria das pessoas só tem dois ou três resfriados anualmente, este benefÃcio é muito pequeno.
Harri Hemilä, que participou do estudo, disse: “Não faz sentido tomar vitamina C 365 dias por ano para diminuir a chance de pegar um resfriado.”
Mas os cientistas dizem que isso pode se justificar no caso de pessoas expostas a frio excessivo ou estresse fÃsico, onde doses de vitamina C reduziram pela metade o risco de se pegar resfriado.
Além disso, afirmam que há evidências sugestivas de um estudo de que doses muito grandes de vitamina C tomadas no começo de um resfriado podem ter um efeito positivo.
Mas mais pesquisas serão necessárias para avaliar esta possibilidade. Em 1970, o quÃmico Linus Pauling, que recebeu o prêmio Nobel, encorajou as pessoas a tomarem mil miligramas de vitamina C diariamente para afastar a possibilidade de resfriados. Mas desde então os efeitos da vitamina em resfriados causam polêmica.
Infecção
A atual dose diária recomendada de vitamina C é de apenas 60 miligramas, e Catherine Collins, uma nutricionista da Associação Dietética Britânica, disse que a dose ideal é de 200 miligramas por dia.
Mas ela disse que a maioria das pessoas pode facilmente obter essa quantidade da vitamina dos alimentos, comendo cinco porções de frutas e verduras todos os dias. Além disso, vitamina C em excesso não é absorvida e, portanto, é eliminada pelo organismo.
Embora os glóbulos brancos do organismo, que combatem infecções, utilizem vitamina C, Collins disse que há poucas evidências que sugerem que ela possa ajudar a impedir resfriados.
“Parece biologicamente plausÃvel, porque a vitamina C ajuda a melhorar o sistema imunológico, mas ela só parece funcionar em pessoas com deficiência (da vitamina C), o que é muito raro”, afirmou.
Mas ela acrescentou que o estudo é útil para um melhor conhecimento da vitamina C.
Leia mais
- Estudo associa baixos nÃveis de vitamina D Ã asma mais grave
- Vitamina E freia morte de células do fÃgado
- Vitamina é Bom? Em Excesso Não!
- Falta de vitamina B1 pode estar relacionada com complicações do diabetes
- Remédio contra diabetes aumenta risco de doenças no coração, diz estudo
Write a Comment
Gravatars are small images that can show your personality. You can get your gravatar for free today!