Infecção urinária: Entenda como ela ocorre e quais cuidados cuidados tomar

A infecção urinária causada por bactérias no trato urinário, composto pelos rins, bexiga e próstata, caracterizada em cada órgão por sintomas e nomes específicos.

Por exemplo, na cistite, infecção especifica da bexiga, não apresenta febre, enquanto a infecção urinária dos rins (pielonefrite) vem acompanhada de febre alta, perda de forças e dor forte na região lombar das costas.

A cistite se manifesta por: ardor ao urinar, vontade constante de urinar durante o dia e a noite, chegando a apresentar incontinência, distensão do baixo abdome, arrepios, e pode até, pela intensa inflamação das paredes da bexiga, apresentar sangue misturado à urina.

É importante ressaltar que as cistites podem ser reflexos de um problema mais sério nas vias urinárias e, quando elas são recorrentes (aquelas que são tratadas com antibióticos e voltam após alguns dias ou semanas), podem ser sinal de um cálculo renal, uma alteração anatômica de nascimento, entre outros problemas, inclusive a presença de tumor nas vias urinárias.

Homens x mulheres

Não existe forma de prevenção, mas sim de investigação adequada para cada caso. Nas mulheres podemos esperar até duas infecções urinárias para uma investigação mais rigorosa, pois elas, por apresentarem uma uretra mais curta que o homem, têm maior facilidade em ter infecções urinárias, especialmente na infância, no inicio das atividades sexuais ou na menopausa.

No homem é necessário fazer exames de laboratório e de imagens como ultra-som, ou exames contrastados logo na primeira infecção urinária, pois a chance de eles apresentarem alguma alteração da função e anatomia urinária é maior.

Tratamento

O tratamento é realizado através de antibióticos ou quimioterápicos. O antibiótico correto a ser utilizado será revelado ao médico através de exame feito na urina do paciente (dependendo da bactéria apresentada é necessário o uso de um antibiótico específico).

O tratamento pode ser por 3 dias, em casos não complicados, ou 7 e 14 dias, de acordo com os sintomas e de acordo com cada caso. O importante é fazermos o diagnostico correto da causa da infecção.

Situações clínicas favoráveis ao surgimento de cistites são diabetes, diminuição das taxas dos hormônios femininos com alterações atróficas da uretra e vaginites de repetição.

O hábito de tomar 2 litros de líquidos ao dia é sempre recomendado, para uma boa hidratação, como também para aumentar a quantidade de urina formada e expelida, com isto promovendo uma verdadeira limpeza mecânica das nossas vias urinárias.

Leia mais sobre: infecção urinária


Você pode conquistar qualquer mulher que desejar. Você pode se relacionar e conhecer lindas mulheres, não importa se elas são modelos, ricas ou famosas. Essa é a realidade de alguns poucos homens que desvendaram o Código da Atração.

Código da Atração é o novo lançamento de Eduardo Santorini. Além de editor do maior site de sedução do Brasil também é autor de livros, cursos e treinamentos na área de dinâmica social.

Esse é o sonho de muitos homens, mas poucos conseguem compreender os princípios que norteiam a atração sexual entre homens e mulheres. Os caras normais observam lindas mulheres todos os dias, mas são incapazes de atrair as mulheres. Eles não conseguem atrair nem mesmo uma única mulher!

Eles abordam, tentam pegar o número de telefone e são rejeitados. Tentam novamente e mais uma vez são rejeitados. Não são bem sucedidos ou porque o jogo é difícil ou por não saberem ativar os gatilhos da atração na mente feminina.

Clique aquio e Conheça o código da atração.

4 ideias sobre “Infecção urinária: Entenda como ela ocorre e quais cuidados cuidados tomar

  1. claudia

    tenho ovarios micropolicistos e nao menstruo direito.minha barriga fica inchada e sinto muita dor.tomei microvlar durante 3 meses mas nao funcionou.sinto muita vontade de urinar e fede bastante.

    Responder
  2. Paloma

    Não é verdade que ela nunca poderá engravidar. Vc não pode afrmar isto. Existem casos e casos, além de tratamentos para estimular a ovulação, que podem dar certo. Tambem tenho ovários micropolicisticos desde muito nova e sei que talvez tenha dificuldades para engravidar, mas não pode dizer isso.

    Responder
  3. Jéssica

    Eu tive relação pela primeira veez e ja faz uma semana que ainda veem um pouquinho de sangue e acho q estou com infecção urinária, pois na hora de fazer xixi dói muito! O que faço?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>