O que é a camada de Ozônio? Qual a sua função?

Entre 10 e 50 quilômetros da superfície da terra, encontra-se a camada de Ozônio, um cinturão de gases com alta concentração de Ozônio (O3). Ela funciona como uma proteção natural contra a radiação dos raios ultravioleta (raios UV) emitidos pelo sol.
 
De acordo com o comprimento de onda, os raios UV são classificados em raios UV-C, em raios UV-A (320-400nm) e em raios UV-B (280-320nm). Em decorrência da destruição da camada de Ozônio, os raios UV-B, que estão intrinsecamente relacionados ao surgimento do câncer de pele, têm aumentado progressivamente sua incidência sobre a terra. Da mesma forma, tem ocorrido um aumento da incidência dos raios UV-C, que são potencialmente mais carcinogênicos do que os UVB.
 
Sem a camada de Ozônio, um filtro natural  formado ao longo de milhares de anos, teria sido impossível o desenvolvimento das incontáveis e variadas formas de vida encontradas no planeta terra.
 
Apesar da sua relevância, a camada de Ozônio começou a sofrer os efeitos da poluição crescente com a industrialização mundial. Seus principais inimigos são produtos químicos como Halon, Tetracloreto de Carbono (CTC), Hidrofluorcabono (HCFC), CFC(Clorofluorcarbono) e Brometo de Metila. Quando liberadas no meio ambiente, estas substâncias deslocam-se atmosfera acima, afetando a camada de Ozônio.
 
Os CFCs foram largamente usados até o fim da década de 1980 e meados dos anos 1990 como propelentes na fabricação de aerossóis, como expansores de espumas, na fabricação de equipamentos de refrigeração e de plásticos. Esses poluentes também contribuem para o aquecimento global.
 
Por tudo isso, o uso indiscriminado de substâncias destruidoras da camada de Ozônio colocou o mundo em alerta.
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente.
 
Texto revisado por Clarice Aristides.
 

 

Fonte: Quero Viver Vem (http://www.qvb.com.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>