Quais os riscos do vírus HPV?


O HPV é um vírus (papiloma vírus humano) que tem muitos subtipos. Alguns deles causam uma doença sexualmente transmissível, o condiloma acuminado (ou “crista de galo”). São verrugas genitais que podem aparecer no pênis, no saco escrotal, no ânus, nos lábios vaginais, na vagina e no colo do útero. As lesões podem ser bem perceptíveis ou microscópicas, quase impossíveis de serem vistas a olho nu.

 

A transmissão acontece por meio de contato sexual sem proteção e pode ser evitada com o uso da camisinha. O HPV é uma doença bastante comum atualmente. Algumas pesquisas apontam que até 20% das mulheres que têm vida sexual ativa vão se contaminar com o vírus. Nem todo mundo que entra em contato com o vírus desenvolve a doença. Também é possível se infectar e só desenvolver a doença muito tempo depois.

 

O principal perigo do HPV é que suas lesões podem evoluir para o câncer de colo de útero nas mulheres. Por isso é tão importante visitar o ginecologista uma vez por ano e fazer os exames de Colposcopia e Papanicolaou. Esse último é um teste capaz de detectar a presença do HPV mesmo que não haja lesões visíveis no corpo da paciente, permitindo que a doença seja tratada desde o princípio.





Fonte: http://www.doutorjairobouer.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>