Quando o anticoncepcional comeca fazer efeito?

O efeito já é esperado em torno do décimo comprimido, mas é mais prudente apenas se ter uma relação sexual completa no inicio da segunda cartela da medicação.

Dicas para uso do anticoncepcional:

  1. Aguarde a próxima menstruação.
  2. Comece a tomar o primeiro comprimido no primeiro dia de sangramento. Relacione cada drágea ao dia da semana em que ela deve ser tomada. Isso serve para lembrá-la se realmente você a tomou naquele dia.
  3. Tome um comprimido todos os dias mais ou menos na mesma hora, de preferência após o café da manhã ou após o jantar.
  4. Vá seguindo as setas da cartela até que esta termine.
  5. Intercale uma pausa de sete dias, no qual ocorrerá um sangramento semelhante ao menstrual e recomece a tomar outra cartela, mesmo se o sangramento ainda não acabou por completo.
  6. Se esquecer de tomar a pílula, pode tentar corrigir esse erro tomando o comprimido com até 12 horas de atraso do horário habitual. Se notar o esquecimento após já ter transcorrido este prazo, continue tomando as drágeas restantes excluindo a esquecida até terminar a cartela.
  7. Esquecimentos, erros na administração da pílula e distúrbios gastrointestinais como diarréias e vômitos podem diminuir a eficácia contraceptiva. Nestes casos, deve-se empregar adicionalmente outros métodos contraceptivos. Atenção:
  8. Antes de começar a tomar a pílula, visite seu ginecologista e faça exames necessários para saber se você está apta a usá-la e qual a melhor pílula para você já que há a opção de vários tipos com diferentes dosagens de hormônio.
  9. Motivos para interrupção imediata do uso: aparecimento de dores do tipo enxaqueca, crises de dores de cabeça mais fortes que o habitual, alterações repentinas da visão e audição. Consulte imediatamente seu médico.
  10. Pílula Anticoncepcional não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Junto com a pílula use a camisinha.

5 ideias sobre “Quando o anticoncepcional comeca fazer efeito?

  1. Leticia

    Olá..tenho uma duvida que esta me preocupando muito!A pouco tempo perdi minha virgindade o que não sangrou.Depois disso comecei a ter muita vontade de urinar…passando do normal,com ardencia ao urinar tbm.Me informei pela net,que é muito comum acontecer depois da primeira relação ter infecção urinaria.Porém é são so esses sintomas.Hje tenho sentido dor de cabeça..não sei se tem haver com o fato!Gostaria da sua ajuda..será que espero aparecer sintomas mais fortes p começar a tomar antibioticos ou ja posso começar a tomar?Ah!Não posso ir ao medico pois minha mãe não podera saber!Obrigada

    Responder
  2. Mika

    Bom, comecei a tomar a pilula alguns dias antes da menstruação, e no 3° comprido tive relação sem camisinha, corro risco de ter engravidado?

    Responder
  3. Michelle teixeira da silva

    Ola,eu comecei a tomar anticonsepcionaluma vez.mas comecei a ficar inchada e mhs colicas so aumentaram,agora vou comecar a tomar denovo.tenho q ter alguma indicacao?poso fazer sexo sem camisinha ja nas primeiras semanas?e eu tbm gostaria de saber se corro risco de engravida qndo tranzo no ciclo menstrual.bj

    Responder
  4. Mika

    Bom, comecei a tomar a pilula alguns dias antes da menstruação, e no 3° comprido tive relação sem camisinha, corro risco de ter engravidado?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>