Tipos de águas minerais

As águas disponíveis para consumo do Homem não são todas iguais, podendo ser agrupadas em três tipos diferentes:

  • Águas Minerais Naturais;
  • Águas de Nascente;
  • Outros tipos de água consumíveis.

As águas minerais naturais encontram-se no subsolo a grandes profundidades. São sistemas de água sem elementos de poluição e a sua composição química é totalmente natural, sendo provocada pela interacção água/rocha, possuindo oligo-elementos benéficos à vida humana.
Têm por isso uma composição química específica, mantendo as suas características ao longo do tempo.
Mas as águas minerais naturais não são todas iguais. Para além de possuírem características químicas e paladares distintos, algumas águas minerais naturais possuem gás natural. São as chamadas águas gasocarbónicas. Para preservar todas as suas qualidades e pureza, o engarrafamento das águas minerais naturais só pode ser efectuado no local da captação.
A diferença das águas de nascente em relação às águas minerais naturais é precisamente o tempo de circulação no subsolo, o qual é mais curto. Decorrente do curto período de circulação subterrânea, a presença de sais minerais nas águas de nascente não é constante ao longo do ano.
São águas bacteriologicamente sãs e com características originais. De forma a preservar todas as suas qualidades, o seu engarrafamento só pode ser efectuado no local da nascente.

Apesar da sua elevada importância, nem todas as águas possuem garantidamente características naturais e saudáveis. Apenas as águas minerais naturais e as de nascente mantêm a sua pureza original, pelo que a escolha destas águas é a melhor maneira de ajudar a manter o equilíbrio do corpo.

A água mineral natural e a água de nascente são as únicas águas globalmente naturais que não podem sofrer quaisquer tratamentos e que são comercializadas sem adição de químicos ou aditivos. A água mineral natural e a água de nascente têm também de ser submetidas a dois anos de testes rigorosos antes de poderem ser vendidas com essa designação, dado que é necessário provar que os aquíferos de onde provêm estão isentos de poluição e estão implantados em locais protegidos de qualquer ameaça poluidora.

Embora a Natureza não produza duas águas naturais com a mesma composição química, é possível o seu agrupamento por classes ou tipos tendo por base certas semelhanças que entre elas existem. O total de sais dissolvidos, quantificados através da mineralização total, constitui o parâmetro mais imediato para o agrupamento das águas naturais em 4 grandes tipos:

  • Águas hipossalinas ou de baixa mineralização: quando o total de sais dissolvidos não ultrapassa 50mg/L;
  • Águas fracamente mineralizadas: quando apresentam valores de mineralização total entre os 50 e 100mg/L;
  • Águas Mesossalinas: quando a mineralização total se situa entre os 500 e 1500mg/L;
  • Águas Hipersalinas ou ricas em sais minerais: são as que exibem um valor de mineralização total superior a 1500 mg/L.

A presença de certos aniões e catiões em quantidades manifestamente superiores à dos outros constituintes dissolvidos, constitui igualmente um critério para classificar as águas naturais por tipos:

  • Água Bicarbonatada: a quantidade de bicarbonato é superior a 600 mg/L;
  • Água Sulfatada: a quantidade de sulfato é superior a 200 mg/LL;
  • Água Cloretada: a quantidade de cloreto é superior a 200 mg/L;
  • Águ0a Fluoretada: a quantidade de fluoreto é superior a 1 mg/L;
  • Água Sódica: a quantidade de sódio é superior a 200 mg/L;
  • Água Cálcica: a quantidade de cálcio é superior a a 150 mg/L;
  • Água Magnesiana: a quantidade de magnésio é superior a 50 mg/L;
  • Água Gasocarbónica: a quantidade de anidrido carbónico livre é superior a 250mg/L;
  • Água conveniente para um regime pobre em sódio: a quantidade de sódio é inferior a 20 mg/L.

Aprenda a Importar Roupas de Marca com até 80% de desconto

Vídeo Secreto Mostra Que Ao Comprar Roupas De Marca Nos EUA Você Paga Até 3x Mais Barato Do Que Aqui No Brasil.

Aprenda Como Importar Roupas e pagar um valor médio de R$ 40,00 em peças originais da Tommy Hilfiger, Lacoste, Hollister, Abercrombie, Ralph Lauren, Ed Hardy, Armani, Hugo Boss, e muito mais, além de descobrir como revender esses produtos tendo uma margem de lucro superior a 300% em cada peça. O autor do curso indica ainda que este método foi testado e aprovado, e que em caso de insatisfação, terá seu dinheiro de volta.

Clique aqui e veja o vídeo

One thought on “Tipos de águas minerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>